O Direito de Família vive em constante ebulição, visto que novos comportamentos sociais têm reflexo imediato nas relações familiares. Uma das principais características das relações em família é a sua interminável linha real de evolução.
Nesse sentido, o Direito de Família exige a compreensão e a interpretação dos textos legais em interação com a doutrina e a jurisprudência.
A prática dos foros e dos tribunais com as demandas familistas completa essa indispensável tríade para a construção de um moderno Direito das Famílias.
A proposta desta obra é expor e discutir essas mudanças por meio de um conteúdo claro, abrangente e perspicaz, que se revela útil não só aos estudantes, mas também aos profissionais da área.
É sempre surpreendente e altamente compensador tomar conhecimento de que mais uma edição se esgota em curto tempo, assim como é igualmente gratificante iniciar a revisão e a atualização deste trabalho. Dessa forma, é possível trazer a público ideias renovadas e arejadas de uma sociedade que está sempre aperfeiçoando o Direito de Família e instigando o seu estudo, no círculo virtuoso dessa constante e necessária renovação.
Capítulo 1 – Introdução ao Direito de Família
Capítulo 2 – Noção de Família
Capítulo 3 – Direitos Fundamentais e Princípios de Direito de Família
Capítulo 4 – Do Direito Pessoal – Do Casamento
Capítulo 5 – Da Eficácia do Casamento
Capítulo 6 – Da Dissolução da Sociedade Conjugal
Capítulo 7 – O Dano Moral no Direito de Família
Capítulo 8 – Divórcio
Capítulo 9 – Da Proteção da Pessoa dos Filhos
Capítulo 10 – Das Relações de Parentesco
Capítulo 11 – Da Filiação
Capítulo 12 – Da Adoção
Capítulo 13 – Do Poder Familiar
Capítulo 14 – Do Direito Patrimonial
Capítulo 15 – Dos Alimentos
Capítulo 16 – Do Bem de Família
Capítulo 17 – Da União Estável
Capítulo 18 – Tutela
Capítulo 19 – Da Curatela
Bibliografia
Índice Alfabético-Remissivo